- Marketing
- 25.01.2023
CRIATIVIDADE: DÊ UMA CHANCE PARA A SUA ACONTECER!
Todos somos criativos. Basta dar uma chance para as ideias fluírem e boas sacadas podem nascer.
Que fique bem claro: a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade do ser humano ligada à nossa capacidade de invenção e inovação. Por ser uma competência, é possível desenvolvê-la e assim dar asas à imaginação. É claro que existem diversos fatores que inibem a criatividade, como o estresse, a baixa autoestima, ruídos externos… Estes são alguns problemas que podem incidir em nossa produtividade e atrapalhar os profissionais que dependem de boas ideias para desenvolver seus projetos.
Existem alguns mitos relacionados sobre a criatividade. Vamos falar sobre eles e discutir maneiras para rompê-los?
Mito 1: A criatividade só nasce em ambientes que a inspiram
Muitas pessoas acreditam que preparar um ambiente especial com direito a músicas inspiradoras é um fator que pode fazer as ideias aflorarem. Nem sempre. Estudos da Lancaster University apontam que a música pode atrapalhar. Isso acontece porque os sons podem confundir o pensamento e a articulação verbal! Se você trabalha
em um escritório com uma pegada mais impessoal, saiba que isso pode ser um elemento importante para o desenvolvimento de boas ideias. Isso acontece porque você fica menos exposto a estímulos diversos. Escritores profissionais sempre relatam que suas histórias costumam nascer naquele momento intimista entre eles e seu
computador. Ou seja, encontrar soluções criativas é algo que está dentro da mente, e não necessariamente no ambiente em que estamos inseridos.
Quer algumas dicas? Sente-se em frente ao computador e não tenha medo de encarar a tela em branco. As ideias virão, sobretudo se você se manter firme e determinado. Se possível, trabalhe no período da manhã, quando o cérebro e o corpo estão descansados.
Mito 2: Criatividade é um dom
Este é um mito bastante difundido! De acordo com a pesquisa feita pela autora Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford, publicada no best-seller “Mindset”, é possível desenvolver nossa criatividade em níveis muito mais altos do que pensamos, desde que nos esforcemos para isso. Para ter boas ideias você não precisa ser um gênio: basta ser uma pessoa dedicada e persistente.
Quer tirar suas próprias conclusões? Comece a aprender uma coisa nova e proponha-se a trabalhar em prol desse aprendizado diariamente, por pelo menos meia hora. Ao final do mês, liste tudo o que você conseguiu aprender durante essa jornada do conhecimento. Você perceberá o quanto caminhou e o quanto ainda pode evoluir. Sem esforços não há gênios. É o que concluiu a pesquisa da Carol Dweck.
Mito 3: Ser criativo é pensar fora da caixa
“Pensar fora da caixa” é um conceito cada vez mais banalizado, e que pode ser bastante cruel. Nem sempre é preciso reinventar a roda. Às vezes, ser criativo pode ser simplesmente ver o que os outros não estão vendo. Soluções simples podem resolver grandes problemas. Buscar o elementar pode ser o ponto de partida do seu olhar criativo.
Você pode tentar: comece treinando com seus problemas. Tente identificar aquilo que está te aborrecendo e sobre possíveis maneiras de eliminar essas questões. Coloque as alternativas no papel e escolha aquela que mais se adequa. Quanto mais você treinar a escrita de soluções, mas rapidamente as ideias surgirão. Comece agora mesmo!