PSICOLOGIA DAS CORES: COMO USÁ-LA NO MARKETING

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PSICOLOGIA DAS CORES: COMO USÁ-LA NO MARKETING

Quando você olha para o céu azul sente uma repentina calma? E já parou para pensar por que a cor vermelha chama tanto a sua atenção? O laranja e o amarelo são duas cores capazes de despertar em nós um sentimento de alegria e otimismo, não é mesmo? Pois é, e nada disso é por acaso. Pois estamos falando da psicologia das cores, um assunto muito interessante e que tem relação direta com o marketing. Antes de mais nada, entenda o porquê.

Sendo assim, as cores têm um poderoso impacto psicológico no comportamento e nas decisões das pessoas. Ou seja, esse conhecimento foi muito bem aproveitado por designers e profissionais de marketing na psicologia do marketing.  Por isso, muitas vezes, a cor pode ser a única razão pela qual alguém compra um produto. Em uma pesquisa, 93% dos compradores disseram que se concentram na aparência visual e quase 85% afirmam que a cor é o principal motivo para a compra!

Psicologia das cores: como elas influenciam as pessoas?

Vermelho – cria um senso de urgência, por isso é tão usada em liquidações. Incentiva o apetite, sendo frequentemente utilizado pelas cadeias de fast food. Estimula fisicamente o corpo, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca, associadas ao movimento, excitação e paixão.

Azul – a cor preferida dos homens. Está associado à paz, água, tranquilidade e confiabilidade. O azul fornece uma sensação de segurança, reduz o apetite e estimula a produtividade. A cor mais comum usada por marcas conservadoras que buscam promover a confiança em seus produtos.

Verde – Associado à saúde, tranquilidade, poder e natureza. Utilizado nas lojas para relaxar os clientes e promover questões ambientais. O verde estimula a harmonia do seu cérebro e estimula um equilíbrio que leva à decisão.

Roxo – Comumente associado à realeza, sabedoria e respeito. Estimula a solução de problemas e a criatividade. Utilizado frequentemente para promover produtos de beleza e anti-envelhecimento.

Laranja e Amarelo – Cores alegres que promovem otimismo. Usadas para criar uma sensação de ansiedade que pode atrair compradores impulsivos e vitrines.

Preto – Associado à autoridade, poder, estabilidade e força. Muitas vezes, um símbolo de inteligência, mas pode se tornar avassalador se usado com frequência.

Cinza – Simboliza sentimentos de praticidade e solidariedade. Mas se muito utilizado, pode evocar sentimentos tristes.

Branco – Associado a sentimentos de pureza, limpeza e segurança. Pode ser usado para projetar uma ausência de cor ou neutralidade. O espaço em branco ajuda a estimular a criatividade, pois pode ser percebido como um estado limpo e inalterado.

Usando corretamente a psicologia das cores

Use contrastes para reduzir a fadiga ocular e permitir que os leitores concentrem sua atenção em itens específicos. A vibração pode ditar a resposta emocional que os usuários têm ao seu design.

Por exemplo, escolher cores mais brilhantes pode levar os usuários a se sentirem mais enérgicos, o que pode evocar melhores respostas e reações. Mas se o seu site exigir muita informação, você poderá descobrir que um tema de cores mais escuras facilitará o processamento de todos os dados pelos leitores.

Psicologia das cores usada pelas principais marcas

O McDonald’s escolhe cores de alta energia, como vermelho e amarelo, que atraem as crianças, estimulam o apetite e criam um senso de urgência. É claro que o próprio Ronald McDonald é popular entre as crianças, mas também certamente agitará os pais rapidamente. Isso facilita a rotatividade mais rápida de clientes. O McDonald’s com certeza não seria tão popular se tivesse optado pela cor verde, por exemplo.

Curiosamente, a única marca global importante a usar o verde como cor principal é a Starbucks. Usando verde, a Starbucks espera promover uma sensação de relaxamento em seus cafés, convidando os clientes para tomar um café durante um dia estressante.

E você? Como está incorporando as cores em seus esforços de marca e marketing? Se ainda não tinha pensado sobre isso, deixe que a BM2 pense por você. Faça-nos uma visita e se surpreenda pelos ótimos resultados que a psicologia das cores pode trazer para a sua marca.

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