- Publicidade e propaganda
- 19.01.2024
A Psicologia das Cores na Publicidade
A influência psicológica das cores e sua aplicação no marketing são aspectos fascinantes a serem explorados. Quando contemplamos o céu azul e experimentamos uma súbita sensação de calma, ou somos cativados pela intensidade do vermelho, essas reações não são meras coincidências. As cores, como o laranja e o amarelo, têm a notável capacidade de evocar sentimentos de alegria e otimismo. Este fenômeno é o cerne da psicologia das cores, um tema intrigante e intrinsecamente vinculado ao domínio do marketing. É fundamental compreender por que isso ocorre.
Portanto, as cores exercem um impacto psicológico poderoso sobre o comportamento e as escolhas individuais. Esse conhecimento não passou despercebido por designers e especialistas em marketing, sendo incorporado à psicologia do marketing. Dessa forma, não raramente, a cor pode representar o fator determinante para a aquisição de um produto. Em uma pesquisa, 93% dos consumidores indicaram que se concentram na estética visual, enquanto quase 85% afirmaram que a cor é o principal motivador para a decisão de compra.
Qual é o impacto das cores no comportamento humano?
O vermelho, amplamente empregado em liquidações, conhecido por criar um senso de urgência, incentiva o apetite e está associado a cadeias de fast food. Essa tonalidade estimula fisicamente o corpo, eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, evoca sentimentos de movimento, excitação e paixão.
Preto, frequentemente associado a autoridade, poder, estabilidade e força, é muitas vezes um símbolo de inteligência, mas seu uso excessivo pode tornar-se avassalador.
Cinza, simbolizando sentimentos de praticidade e solidez, pode evocar emoções melancólicas se utilizado em excesso.
Branco, ligado a sentimentos de pureza, limpeza e segurança, as marcas podem empregar para transmitir a ausência de cor ou neutralidade. O espaço em branco, por sua vez, estimula a criatividade, sendo percebido como um estado limpo e inalterado.
Usando corretamente a psicologia das cores
Utilize contrastes para mitigar a fadiga ocular e direcionar a atenção dos leitores para elementos específicos. A escolha de cores mais vibrantes, por exemplo, pode induzir uma resposta emocional que desperte sensações de energia nos usuários, resultando em reações mais positivas. No entanto, em situações em que o site contenha uma quantidade significativa de informações, um tema de cores mais escuras pode facilitar o processamento eficiente dos dados por parte dos leitores.
Psicologia das cores usada pelas principais marcas
O McDonald’s opta por cores de alta energia, como vermelho e amarelo, para atrair as crianças, estimular o apetite e criar um senso de urgência, contribuindo para uma rotatividade mais rápida de clientes. O uso do verde como cor principal, uma escolha singular da Starbucks, visa promover uma atmosfera relaxante em seus cafés, convidando os clientes a desfrutarem de um momento de tranquilidade durante dias estressantes.
Antes de mais nada, entre em contato com a equipe comercial da BM2 Comunicação e descubra como podemos ajudá-lo a criar uma campanha de sucesso. Nossa equipe de especialistas em marketing digital e desenvolvimento web está pronta para impulsionar a presença online da sua empresa. Então não perca tempo, entre em contato hoje mesmo e aproveite as nossas soluções para o crescimento do seu negócio!