- copywriting | Redação
- 27.03.2023
ESCRITA PERSUASIVA: CONHEÇA 5 DICAS PARA ESCREVER MELHOR!
Escrever qualquer um escreve… agora, dominar a técnica da escrita persuasiva, definitivamente, não é para todos.
Mas, como toda prática e estudo levam à excelência, nada impede que você aprimore sua redação e consiga inserir em seus textos argumentos de autoridade, empatia, originalidade, repetições estratégicas entre outros “detalhes”.
Vamos falar um pouco mais sobre esse assunto? Confira nossas 5 dicas para uma escrita persuasiva. Boa leitura!
1. Escrita persuasiva: Use palavras simples de entender
A primeira coisa que você deve saber é que seu texto precisa levar a mensagem adiante, afinal de contas, a principal função da linguagem é estabelecer comunicação entre as pessoas.
Pois bem, para que isso aconteça, prefira um vocabulário simples, sem ser vulgar. Evite expressões regionais, pois elas podem dificultar a compreensão. Além disso, fuja dos arcaísmos, que são aquelas palavras rebuscadas que geralmente são resgatadas do fundo do fundo do Aurélio. Simplicidade é a palavra de ordem!
2. Revise seu texto. Sempre.
Daí que o redator tem um fluxo de criatividade daqueles e, quando vê, já escreveu mais do que deveria. O resultado é um texto longo, e todo bom redator sabe que textos longos nem sempre são eficientes. Por isso, depois de escrever, releia seu texto com um olhar crítico e observe o que pode ser eliminado. Fique atento também a possíveis ambiguidades e retire-as do texto. Se preciso for, reescreva trechos inteiros para que eles fiquem coerentes e coesos. A revisão pode ser contínua, isto é, depois de publicado, vale uma visitinha semanal para observar o que pode ser melhorado e atualizado. Aproveite para atualizar o SEO. Assim seu texto não perde em relevância.
3. Antecipe as perguntas que as pessoas podem ter
As pessoas estão à procura de informação. Muitas vezes o seu texto será essa fonte, por isso, é fundamental que elas sejam de confiança para transmitir segurança para o leitor. As dúvidas, questionamentos e objeções que surgirem ao longo do texto devem ser solucionados. Antecipe essas questões e deixe-as bem explicadas.
4. Escrita persuasiva: Seja claro e objetivo
Sabe o que acontece quando o seu texto é maior do que deveria? Seu leitor foge! Ele muda de página e vai buscar algum outro texto que dê a ele as informações desejadas, só que de maneira dinâmica. É preciso, na hora da escrita, levar sempre em consideração que as pessoas não têm todo o tempo do mundo, por isso, é indispensável comunicar-se com objetividade e clareza. Faça, constantemente, os seguintes questionamentos:
1. Isso está claro?
2. Existe uma maneira mais simples de dizer isso?
3. Existe uma maneira mais curta de dizer isso?
4. Isso é mesmo necessário?
Se as respostas forem positivas, parabéns! Você está no caminho de acertar.
5. Conte histórias
Contar histórias é uma característica fundamental dos seres humanos. Se você quer criar empatia com o seu leitor, encontre maneiras de elaborar narrativas que sejam relevantes, gerem emoções e identificação. Desta forma, um assunto que a princípio seria chato, pode ganhar vida e estabelecer conexão com as pessoas.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com os seus amigos e salve a página para quando você for escrever e quiser relembrá-las. Leia também nosso artigo sobre Marketing de Conteúdo! Até mais!